domingo, 18 de setembro de 2011

Visita do Pe. Guilhermo no Seminário


 Dia 31de agosto de 2011, Pe. Guillermo reuniu-se com os seminaristas para uma formação sobre diaconato permanente. Pe. Guillermo começou o encontro fazendo um panorama sobre a situação atual do diaconato permanente em nossa Diocese e o processo de acompanhamento de um candidato na Escola Diaconal. Depois apresentou a história do diaconato permanente na Igreja, suas funções nos primeiros séculos, as razões de seu “esquecimento” e sua “restauração profética” no Concílio Vaticano II.
“O diácono permanente não é um leigo promovido e nenhum coroinha ordenado, mas o ministro da caridade no meio do mundo” comentou o padre que acrescentou: “O diácono não serve para ficar todo o tempo dentro da Igreja, pelo contrário ele deve estar andando pelo território da paróquia vendo onde a caridade deve acontecer”.
Durante a formação Pe. Guillermo lembrou que o presbítero é o homem da presidência do culto e que este deve presidir bem as celebrações. “Aprendam a celebrar bem a eucaristia – exortou o padre – pois o povo não quer muitos ‘showzinhos’, mas sim padres que saibam celebrar bem”.
Após a formação, Pe. Guillermo celebrou a eucaristia com os seminaristas e manifestou alegria em estar com eles e que está a disposição. Os seminaristas cantaram homenageando-o: “Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem do Rei Melquisedec”.