segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Refrão Meditativo

O uso de “Refrãos Meditativos” na Celebração

Boa noite queridos cantores litúrgicos, querendo ampliar nosso conhecimento em relação à arte de celebrar no cotidiano de nossas comunidades gostaria de partilhar com vocês uma prática que muito ajudará a nossa comunidade a rezar melhor. O uso de Refrãos Meditativos ou mantras.
O que seriam “refrãos meditativos”?
Como o próprio nome faz referência, trata-se de um refrão, que deve ser repetido e que ao repeti-lo torna-se oração e por isso meditativo. É algo que entoamos e que deve levar- a uma interiorização e que fica marcado no nosso coração.

Ao executar o refrão meditativo, temos que tomar muito cuidado com o volume dos instrumentos e do microfone pois o refrão deve ser algo suave e não barulhento.
Podemos utilizá-lo antes do comentário inícial de nossas celebrações para criar um clima orante. Ao executá-lo, todos, agentes litúrgicos que exercem suas funções e ministérios e povo celebrante poderiam alcançar um estado de espírito que auxilie ao longo da celebração a mergulhar mais e melhor no Mistério Pascal.

Convide a comunidade a cantar e vá repetindo até que perceba a unanimidade do canto em toda assembléia. Faltando 2 minutos para o início da celebração converse com Deus, silencie a sua alma, silencie os instrumentos e interiorize-se no Mistério Pascal de Cristo. Tendo sua postura em oração como exemplo, com o tempo a assembléia irá fazer o mesmo.
      Em                          B                  Em       Am         Em       B                   E7      
>> Desde a manhã preparo uma oferenda e fico Senhor a espera do seu sinal e 
Am         Em        B7                  Em
fico Senhor a espera do seu sinal 

Esperamos mais pelo o Senhor do que o vigia espera pela aurora, quem é esse que espera? e que sinal é esse? 
Toda a assembléia é convidada a entender o gesto de oferenda, a preparação da oferenda que está dentro do coração e como um filho saudoso aguarda ansiosamente o encontro com seu Pai. Aquele que se prepara desde a manhã para o encontro com Cristo.
Esse refrão nos conduz ao Mistério, Cristo vivo entre nós e em nós. Simples e profundo.

      D          Bm              F#m
Espírito de Deus, toma conta de mim,
Em     A7           F#m         B7
toma conta de mim!...
      Em       Gm        D           Bm
Espírito de Deus, Espírito de Deus,
          E7 A      G   D
toma conta de mim!

Espírito de Deus, toma conta de nós,
toma conta de nós!...
Espírito de Deus, Espírito de Deus,
toma conta de nós!

Irmã Miria - Foi na Festa de Santa Cecília, em pleno tempo do Advento novembro de 2000, que meditando a passagem bíblica do Apocalipse (Ap 4,1-2), me despertou o desejo de também ser possuída e cuidada pelo Espírito de Deus, como o autor o sente: "O Espírito de Deus tomou conta de mim" . Todas as ocasiões são oportunas para implorar as luzes e a ação do Espírito Santo em nós, seja de forma pessoal ou comunitária, como início da oração, criando clima orante na celebração, nos encontros...


Segue anexo também o canto da oração Salve Rainha. 
O grupo de cantos pode conversar com a equipe do terço para ao final do terço cantar a Salve Rainha.

O cantor pode descer no ambão e puxar a salve rainha lá de baixo, com muita segurança e incentivando a assembléia a cantar. Se ainda houver tempo pode-se Meditar o refrão ainda no ambão e em postura de oração ir convidando a assembléia a cantar, silenciar a alma e rezar. 



Onde Reina Amor

Invocação ao Santo Espírito


Com o consentimento do nosso Pároco, esta forma de oração já pode ser colocada em prática em todas as celebrações de nossa paróquia!



Junto com os outros,em caminho para Deus, Corra sempre unido aos irmãos. E descobrirá,então,o céu em você; 
Luminoso rastro deixará! (Viver a Vida - Gen Verde)


Fiquem com Deus
Abraços Fraternos
Fernanda Marqui
=)

Nenhum comentário:

Postar um comentário